A participação da intelectual Amália Hermano Teixeira no movimento escolanovista em Goiás – 1937 a 1963
Documento
Metadados
Título
A participação da intelectual Amália Hermano Teixeira no movimento escolanovista em Goiás - 1937 a 1963
Descrição
Este trabalho expressa os resultados de uma pesquisa sustentada pela história dos intelectuais; tem como objeto de estudo as contribuições de Amália Hermano Teixeira no movimento escolanovista em Goiás. O procedimento metodológico que sustentou esta pesquisa consiste no Contextualismo Linguístico, fundamentado por Quentin Skinner, pela ótica de Vieira (2008; 2015; 2017) e Silva, Ricardo (2010). A elucidação dos resultados desta pesquisa está dividida neste trabalho em três capítulos; sendo que o primeiro trata da contextualização histórica do cenário goiano, no início do século XX, que se instaurou a partir de enfrentamentos políticosociais e ideológicos e a colaboração com o sistema de poder firmados pelo apoio escolanovista, por meio do qual se buscou uma compreensão dada pelos escritos de Amália Hermano Teixeira (1916-1991) e sua visão em relação a todo esse processo. O segundo capítulo busca responder ao objetivo de instaurar uma explicação sobre a participação dos intelectuais na consolidação do ideário educacional goiano; retrata as relações institucionais, sociais e intelectuais de Amália Hermano e os nexos desta intelectualidade, que constituiu-se no estado goiano e em contribuições à expansão e permanência de um ideário pautado na proposta governamental. O terceiro capítulo assume a função de apresentar um foco à intelectual Amália Hermano Teixeira e ressaltar as suas contribuições enquanto professora e partícipe na estruturação do processo educacional goiano, com vistas à Escola Nova. Conclui-se este trabalho, com o convencimento de que Amália Hermano Teixeira atuou no contexto educacional goiano, como militante do movimento escolanovista, combinando estratégias e ideários advindos do governo, de forma a concretizar uma ação educativa voltada para novos padrões sociais em que a sociedade engrenavase. Configurou-se assim, um pertencimento a um cenário em que Amália Hermano fez-se parte integrante e ativa, com propósitos pensados e normatizados à época, constituindo-se como parte importante da história da educação em Goiás.
Autor
Martins, Luciana da Silva | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | Teixeira, Amália Hermano
Orientador
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Assunto e/ou palavras-chaves
. Intelectuais - História - Goiás (Estado). | Crítica literária | Educação - Estado Novo - Goiás (Estado). | Educação - História - Goiás (Estado) | Estudos literários | Fortuna crítica | Literatura goiana | Teixeira, Amália Hermano, 1916-1991 - Intelectual
Tipo de documento
Data
Complemento
Tabela Cutter
M386p
CDU
37(091)(043)
Local
Goiânia
Universidade
Programa
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Goiânia, 2018.
Grandes áreas
Gêneros literários
Crítica literária – Goiás / Crítica literária – Brasil | Estudo literário